SÓ A ANTROPOFAGIA NOS UNE : Carol, Gisa e Robson

SÓ A ANTROPOFAGIA NOS UNE : Carol, Gisa e Robson
Comprtilhando com a colega Élvia da equipe "Semana da Arte Moderna" para fazer do seminário o melhor possível.

Bem vindos ao "SÓ A ANTROPOFAGIA NOS UNE!"

Então, "Vamos comer Caetano?"

http://www.youtube.com/watch?v=3q5pYlpR4QM

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Banner da Apresentação!


Gente, esse foi o nosso banner da apresentação, pena que a qualidade dele num tamanho menor não ficou legal. Mas está aí para vocês deglutirem...

Entrevista com Darcy Ribeiro

Folha de São Paulo — Como você vê a adequação do movimento antropofágico de 28 no Brasil de hoje, evidentemente muito mudado?


Darcy Ribeiro — A Antropofagia do Oswald de Andrade era a expressão de um momento da literatura mundial e Oswald teve um talento formidável de devorar aquilo e dar uma linguagem para isso. Mas na realidade a antropofagia de Oswald é apenas uma promessa, de um vigor incrível, mas que nunca se completou como ato. Quem completa o ato é Mário de Andrade com Macunaíma, um livro definitivo, feito de erudição, um dos textos mais belos e mais dignos que o Brasil já teve. Foi um movimento de encontro conosco mesmo, contra o endeusamento do gramaticismo, do retoricismo, do helenismo, do francesismo de Bilac, do mundo gramatical de Rui Barbosa. A antropofagia é sempre importante porque expressa, dentro do Brasil, uma assunção do Brasil.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Bienal de 1998

A bienal se tornou um fato de legitimação e, em 1998, o Movimento Antropofágico ganhou espaço nela.

Bricolage e Paródia

Bricolage para a Antropofagia é a união de vários elementos para a formação de um único, individualizado.
A paródio é um dos elementos muito utilizados pelo movimento, já que na Antropofagia é considerada o motor da evolução dinâmica. A paródia se torna uma tentativa de rebelião contra a simples cópia dos modismos vindos de fora, ganha maior importância e nosso sentido.

Olha como a Antropofagia influenciou o mundo

http://www.youtube.com/watch?v=C_i45ichK7I&feature=related

A importância de um movimento pode ser dimensionado quando é visto a repercussão e estudos dele em outros lugares do seu lugar de origem.
Esse vídeo em espanhol demonstra a sua importância, já que ó movimento está, foi e ainda será muito estudado em outras culturas.

Boa desgustação.

O que é Revolução Caraíba?

A utopia antropofágica de Oswald de Andrade tem um núcleo temático: a transformação do patriarcado em matriarcado.

Em Oswald, o patriarcado é representado pela sociedade burguesa e capitalista, centrada no direito de propriedade do dominador, na usura, na hierarquia familiar, nos vícios do homem civilizado, na especulação lógica e metafísica, na repressão dos instintos e da liberdade sexual. Negatividade histórica é o nome geral dessas características. Da ótica oswaldiana, o patriarcado é um tabu encravado no curso da História.
Por sua vez, o matriarcado, em Oswald, se identifica com a implantação de uma nova idade de ouro, cujos valores revolucionários promoveriam a substituição do direito de propriedade do homem civilizado pelo direito de posse do homem primitivo, a superação da usura e do negócio pelo ócio, o fim dos poderes centralizadores e autoritários pelo advento de uma vida comunitária aberta aos prazeres vitais, ditados por uma libido individual sem censura. O matriarcado desencravaria o tabu patriarcal da História, transformando-o em totem de uma feliz e nova idade.
Oswald chama de "revolução caraíba" tal transformação utópica, cujo agente emblemático seria o homem novo do novo mundo descoberto pelo colonizador, ainda infenso às degradações impostas pela civilização.

http://www.revista.agulha.nom.br/ag43chamie.htm

O ovo - Tarsila do Amaral


Nesta tela temos símbolos muito importantes da Antropofagia. A cobra grande é um bicho que assusta e tem um poder de "deglutição". A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo e esta era a proposta da Antropofagia. Esta tela pertence ao importante acervo de Gilberto Chateaubriand e está sempre sendo exibida em grandes exposições.
Os trabalhos de Tarsila sempre estiveram presentes na Antropofagia, inspirando inclusive o início do movimento. Há uma obra dela feita antes da publicação do manifesto, A Negra, que é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Há quem diga que Tarsila aprendeu a pintar em brasileiro.

Seminário

A segunda questão da avaliação feita pelos alunos do componente no dia 22/06, pedia os principais aspectos discutidos no seminário do seu grupo. Então, acho que seria uma forma interessante de sintetizar o nosso seminário postar a nossa resposta.

O seminário apresentado pelo nosso grupo, Antropofagia, visou a abordagem dos principais temas a respeito da Antropofagia, como a Revolução Caraíba e o seu matriarcado de Pindorama, palavras e elementos vinculados ao tema, como a bricolage e a paródia, além de buscar trazer um apanhado histórico do contexto que deu início ao movimento e elementos históricos que influenciaram na sua "renegação", mostrando ainda o que inspirou o movimento, o quadro Abaporu, contando com objetivos do movimentos, expostos no Manifesto, principais meios de articulação, a Revista Antropofágica, mostrando as principais obras influenciadas no movimento, destacando-se na arte os quadros de Tarsila do Amaral, como "Antropofagia" e "O ovo" e na literatura as obras de Mário de Andrade, Macunaíma, e de Raul Bopp, Cobra Norato. Conseguindo, com todos os aspectos apresentados, mostrar a importância e relevância do Movimento Antropofágico, através da sua repercussão e influência em movimentos posteriores consagrados, como o Tropicalismo e a sua institucionalização na Bienal de 1998 que propôs a atualização e a internacionalização da antropofagia oswaldiana.
Diante do todo apresentado, o nosso objetivo foi demonstrar que a Antropofagia, muito além do canibalismo, é o ato de comer todo o conhecimento e a cultura, seja ela daqui ou de fora, para, a partir daí, fazer algo genuinamente nosso; por essa importância, a Antropofagia ganhou voz em muitas áreas na contemporaneidade, seja na música, na arte, na literatura e também no cinema.



Espero que apresente um apanhado geral do que foi o seminário.
Bom apetite.